Educação Física aulas do dia 03 e 23 de setembro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Educação Física aulas do dia 03 e 23 de setembro

Mensagem  Kevin Henrique Ribeiro em Seg Out 13, 2008 4:33 pm

03/09/2008

Jogo e esporte: diferenças conceituais e experiências dos jogadores

Imagine um grupo de crianças e/ou adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, todos vizinhos que já se conhecem há algum tempo, jogando taco na rua ou na praça perto de onde moram. Equanto duas duplas jogam, os outros esperam a sua vez de jogar. Alguns se encontram um pouco ansiosos para que a partida termine. Outros, do lado de fora, ensaiam movimentos com o taco, ou ainda, executam lançamentos com a bola para o companheiro de dupla.
Outros, enquanto esperam, utilizam o tempo para jogar "bobinho" ou se juntam para fazer "embaixadas", disputando quem as consegue fazer por mais tempo sem deixar a bola cair no chão.
Imagine um grupo de adolescentes, jogando futebol, em um parque ou em uma quadra qualquer no fim de semana. Todo o grupo, aparentemente, joga sério e quer vencer. Aquela equipe que vence adquire o direito de permanecer em quadra, pois somente a vitória lhes garante mais um jogo, desta vez, com o time que espera do lado da quadra.Às vezes ocorre uma discussão, principalmente quando acontece algum lance polêmico- se foi falta, se a bola saiu ou se foi gol. O clima e os ânimos se alteram, mas quase sempre ocorre uma negociação e o jogo segue como se nada houvesse ocorrido.
Imagine um jogo da Liga Mundial de Vôlei Feminino entre Brasil e Cuba. A grande rivalidade está aflorada, os "nervos" das jogadoras, dos técnicos e todos que assistem o evento, seja pessoalmente ou pela TV, estão como se diz popularmente, "à flor da pele". O ambiente competitivo mobiliza a vaia à equipe cubana, quando uma jogadora vai sacar ou quando fazem um ponto. Momentos muito tensos ocorrem, provocações de ambas as equipes visando a desestruturar emocionalmente as adversárias, discussão entre as jogadoras das duas equipes perto da rede, até que o árbitro é obrigado a intervir com mais veemência, conversando com as capitães para que a partida prossiga.

Questões


1.Quais as semelhanças entre as três práticas?
2.O que as diferencia?
3.Quais são as posturas das crianças no jogo de taco, do grupo de adolescentes que jogam futebol e das equipes de vôlei que disputam a liga mundial?
4.Qual é a motivação dos envolvidos?
5.Como os três grupos manipulam ou lidam com as regras de suas respectivas práticas corporais?

23/09/2008

O elemento fundamental de toda prática esportiva é o jogo. A mais conhecida conceituação de jogo é:
"Uma atividade ou ocupação voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundoregras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotadas de um fim em si mesmo, acompanhadas de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana".
Algumas características do jogo são:
1.Liberdade de ação do jogador ou caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica, prazer(ou desprazer), futilidade, ou não-sério o efeito positivo.
2.Regras(ímplicitas ou explícitas).
3.Relevância no processo de brincar( o caráter improdutivo), incerteza de resultado.
4.A não-literalidade, reflexão de 2º grau, representação da realidade, imaginação.
5.Contextualização no tempo e no espaço.
Aspectos como a liberdade de ação, produtividade/improdutividade(no sentido de haver recompensa material)de tais ações, a dimensão lúdica, a flexibilizaçaõ/inflexibilização das regras, o espaço e o tempo de realização são decisivos para a diferençiação e conceituação entre jogo e esporte.
Consideremos tais características e temos que o jogo é voluntário, suas regras são de comum acordo e o rigor na aplicação da mesma não está presente.
Já o esporte para alguns autores pode ser entendido como prática de auto-rendimento, espetáculo ou como atividade de lazer. Ainda segundo alguns autores, o esporte moderno desenvolvido no interior da cultura inglesa -entendida como o berço do surgimento do esporte moderno- assumiu algumas características básicas que são reproduzidas até hoje: competição, rendimento físico-técnico, recorde, racionalização e cientifísização. O esporte é caracterizado por uma perda na liberdade de ação. A liberdade também existe no esporte, porém, os limites em relação as regras, ao espaço e ao tempo de duração influenciam as ações dos atletas.
A dimensão lúdica está presente nos esportes de rendimento, mas se encontra diminuída em detrimento de competitividade e do objetivo final que é a vitória.
avatar
Kevin Henrique Ribeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13
Idade : 23
Data de inscrição : 30/09/2008

Ver perfil do usuário http://www.omele.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum